No dia 3 de outubro de 1983 o Sr. Sebastião Veratti concordou com o seu filho Edson em investir três novilhas, apesar de seu pequeno plantel, numa mercearia com vendas no balcão em Costa Rica, a 390 km de Campo Grande (capital de Mato Grosso do Sul).

Nascia assim a Mercearia Veratti, onde a bebida era servida em doses e as promoções eram divulgadas com carro de som. O salão era de madeira, o aluguel pago em parte com mercadoria e por não haver espaço dentro da mercearia, as verduras eram expostas em bancas na calçada.

Com o crescimento das vendas, a matriarca Dª. Geny teve que deixar o Sr. Sebastião no sítio e assumir o atendimento no balcão da mercearia, uma vez que os filhos (Edson e Marileusa) tinham que trabalhar em outras atividades para ajudar a manter a família.


Dona Geny trabalhou durante dezoito anos na empresa e muito contribuiu para o crescimento do negócio.


Em 1985, a mercearia foi transferida para um prédio próprio de 78 m². Em julho de 1989, com a ampliação do espaço, foi inaugurado o açougue. Em 1992 foi comprado o primeiro computador, um Tops HQ 286, informatizando assim o crediário e, dois anos depois, vieram os caixas.
E o negócio continuou a crescer… já com o nome de Mercado Veratti Ltda., associou-se à Rede Econômica de Supermercados e em Agosto de 2007 inaugura a primeira filial em Campo Grande (capital de Mato Grosso do Sul), a loja da Avenida Bom Pastor. Em Dezembro de 2008, a loja do bairro Chácara Cachoeira e em maio de 2011 a terceira filial, a loja da Avenida Júlio de Castilho.

 

Em 2012 foi reinaugurada a loja na cidade de origem, Costa Rica, com ampliação da área de vendas e novas instalações. Agora mais moderna e pronta para dividir todo o conhecimento adquirido com o passar dos anos. Neste mesmo ano, foi inaugurado o Centro Distribuidor Veratti localizado dentro do CEASA de Campo Grande.

 

Em 2013, novos caminhos se abriram para a empresa. Seguido pelo desligamento da Rede Econômica, o até então “Mercado Veratti” passa a ser Veratti Supermercados, seguida pela ampliação da área de atuação do Grupo.

 

Hoje, apenas com o Veratti Supermercados na cidade de Costa Rica, o Grupo Veratti atua nos ramos de varejo e atacado, com lojas também em Chapadão do Sul, Corumbá e planos de expansão pelo interior de Mato Grosso do Sul.